IMMEF Facebook
HOME O CONCEPT EXAMES CORPO CLÍNICO   TECNOLOGIA SUA GESTAÇÃO FALE CONOSCO

EXAMES

Biópsia de Vilosidades Coriônicas

A biópsia consiste em uma punção e retirada de material da placenta guiada pelo ultra-som.

Objetivo principal

Retirada de fragmentos do tecido trofoblástico (placenta) com uma agulha, através do abdômen materno, para obtenção do Cariótipo fetal (avaliação do número e forma dos cromossomos para o diagnóstico definitivo das Síndromes Cromossômicas, também avaliação de algumas doenças genéticas e/ou metabólicas.

Período para realização: Entre 11 semanas e 14 semanas.
Obs.: o exame pode ser realizado em idade gestacional mais avançada, como alternativa, quando da decisão da equipe médica.

Principais indicações

Obs.: previamente à realização do exame os casos serão analisados individualmente mediante consulta com o profissional de Medicina Fetal em conjunto com o Obstetra responsável.

Outras Informações

Como o exame é realizado?
O exame será realizado no próprio consultório (nível ambulatorial). O primeiro passo será a realização de assepsia do local a ser puncionado (limpeza com solução de iodo ou equivalente). O local da punção é isolado com campos cirúrgicos esterilizados e realiza-se a anestesia local. Guiada pelo ultra-som, será inserida uma agulha pelo abdômen da mãe que irá até a placenta e através da realização de pressão negativa irá aspirar micro fragmentos do tecido placentário.

O exame é doloroso?
Na maior parte das vezes as pacientes referem apenas um leve desconforto relacionado à anestesia local e uma leve cólica ou pressão quando da introdução da agulha no útero. O procedimento é bastante rápido, durando apenas alguns minutos.

Riscos do procedimento?
O risco de complicações relacionadas ao procedimento é de até 1% (um em cada cem biópsias). Dentre estas complicações estão: aborto espontâneo, sangramento e infecção. Estes riscos podem ser praticamente eliminados 72hs após o procedimento. Clique aqui para visualizar/ imprimir o Consentimento informado do exame.

Resultado do exame?
O material da biópsia será encaminhado ao laboratório de Genética para análise.
Existe o risco em 1% dos casos do material não crescer em cultura, sendo assim necessária uma nova coleta. Existe um risco menor que 1% do resultado não ser conclusivo (Mosaicismo – duas linhagens celulares), sendo necessária a realização de uma Amniocentese.
O resultado em geral estará disponível em 10 a 14 dias após a coleta

Orientações após o procedimento: Clique aqui para visualizar/imprimir as orientações após o procedimento.

Esperamos que a experiência de ter sido submetida a um procedimento invasivo não tenha sido muito desconfortável e que você esteja satisfeita com o tratamento recebido.

Nas próximas 24-48 horas você poderá sentir algum desconforto abdominal, algumas cólicas (semelhante ao período menstrual) ou mesmo apresentar um pequeno sangramento. Estes efeitos colaterais são relativamente comuns e não devem interferir no andamento normal de sua gravidez.

Alguns analgésicos como Paracetamol® ou Buscopan® podem melhorar este desconforto; ou sugerimos um simples repouso. Caso ocorra sangramento em grande quantidade, dor forte ou febre é necessário procurar auxílio médico (seu médico responsável ou mesmo nossa unidade).

Caso o seu tipo sangüíneo seja do fator Rh negativo, faz-se necessário a utilização da vacina anti-Rh (Imunoglobulina anti-Rho = Rhogan ou Mathergan) na dose de 300mcg, que será prescrita logo após o procedimento.

O laboratório de Genética entrará em contato assim que os resultados estiverem disponíveis. Não hesitem em nos contatar em caso de qualquer dúvida.

Voltar
Av. Sete de Setembro, 4848 - 6º andar | Batel | Curitiba
41 3046.3333
  O Concept Exames Sua Gestação Imagens Concept Fale Conosco
  Compromisso IMMEF
Atendimento IMMEF Concept
Experiência em Medicina Fetal
Tecnologia
Corpo clínico

Por etapa de gestação
Consulte aqui a lista de exames

Dicas
Semana a semana
Curiosidades
Base de imagens Contate-nos
Localização
Trabalhe conosco
Facebook
Webmail
Copyright © IMMEF - Todos os direito reservados Responsáveis Técnicos: Sergio Luis Costa CRM 13.924 PR | Cláudio Correa Gomes CRM 13.687 PR | Adriano Chrisostomo CRM 13.589 PR hidea.com